27 de mai. de 2011

Olá meus amigos, hoje gostaria de passar para vocês uma receita da época da minha avó, quando morava na fazenda e que minha mãe resgatou da memória esses dias.
Na época da fazenda meus avós não tinham muitos recursos, e usavam os ingredientes que a terra dava ou quando trocavam com outros colonos ou em vendas.
A receita era feita no forno de lenha, com o uso de latas de produtos como forma, e sempre que tinha algo diferente era um dia especial.
Comendo este pudim e ouvindo a história que minha mãe contava pude me remeter um pouco para aquela época que era criança e ia no sitio da minha tia, além de imaginar como era a vida de minha familia na colônia da fazenda.
Bom, mas vamos deixar de saudosismo e ir logo a receita:


PUDIM CAIPIRA
O que vai:
4 ovos caipiras
700 ml de leite da fazenda fervido
2 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
Raspas da casca de 1 limão


Como faz:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, junte as raspas de limão e reserve;
Caramelize numa forma 3 colheres de açúcar sem deixar queimar, senão vai amargar a calda;
Coloque os ingredientes batidos na forma por cima da calda e leve ao fogo baixo por 1 hora em banho maria dentro de uma panela.
deixe a forma esfriar e leve a geladeira por uns 20 minutos para depois desenformar em uma travessa.


fica um pudim saboroso e bem consistente, uma delicia com gostinho da fazenda!!!


Espero que gostem...

Tagged: , , , ,

12 comentários:

  1. uma delicia coloca mais receitas da fazenda ai bjs

    ResponderExcluir
  2. Opa, que bom que gostou, vou procurar e fazer mais dessas receitas da Fazenda sim. bjos

    ResponderExcluir
  3. deve ser um madelicia

    ResponderExcluir
  4. oi, o acucar são colheres ou xícaras, não é pouco acucar \

    ResponderExcluir
  5. Olá Anonimo, são 2 xicaras mesmo, fica no ponto!!! Uma delicia... Obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom e gostoso! ....

    ResponderExcluir
  7. Essa receita não da certe, acabei de fazer ficou 2 horas no fogo e não ficava firme, pouco trigo,pouco açúcar, e muito Leite

    ResponderExcluir
  8. Querido.. Teste a receita antes de posta la... E tenha cautela ao especificar os ingredientes.. Vc pode fazer alguem perder dinheiro e tempo com sua negligência.. Como eu perdi.. Ingredientes.. Gás.. Tempo.. E paciência.. Obrigada!! Não façam essa receita.. Absolutamente errada!!

    ResponderExcluir